Informações de contato: (19) 3466.9650 | comercial@fenixfabril.com.br

Os diferentes usos dos tecidos na decoração.

Muitas vezes, ficamos indecisos sobre qual tipo de produto escolher para integrar o look ideal para a nossa casa. Afinal, estamos optando por um tecido de qualidade e durabilidade?
A seguir algumas dicas de tecidos e fibras mais usados na composição do décor para os ambientes.

Algodão
Esta fibra branca, de origem vegetal e subtropical tem sua maior produção em regiões de temperaturas mais elevadas, como México, Austrália e África. Esse tecido é conhecido pelo seu conforto, alta capacidade de tingimento e durabilidade, podendo ser lavado e passado sem danos por inúmeras vezes. Em sua composição pura e sem misturas com outras fibras, proporciona leveza e extrema maciez. Versátil, suas fibras combinam para utilização na cama, mesa e banho. Para quem busca por um extremo conforto e bem-estar no ambiente, também pode optar pelas toalhas de algodão turco, ou Hydrocotton, que apresentam um dos melhores materiais do mercado nessa categoria!

Já o tricoline, uma variação do algodão, também é conhecido pelo nome “cetim de algodão”, sendo composto por fibras puras, mais longas e cultivadas no Egito. Este tecido possui em torno de 200 a 1100 fios entrelaçados de uma forma única, trazendo um aspecto mais liso, brilhante, aconchegante e muito requintado. Com características nobres e uma tecelagem delicada, é indicado para compor looks de mesa, como guardanapos. Ainda nessa categoria, você pode escolher por produtos de mesa com ligamentos em sarja, que são resistentes e ideais para itens como jogos americanos.

No geral, os tecidos originários do algodão são muito usados em composições para cama, uma vez que, deste modo, as suas fibras naturais respiram melhor. Considerando essa categoria, o percal, tecido originário da Pérsia, é um dos mais indicados para lençóis. Composto 100% por algodão, este tecido possui tramas finas e densas, que se entrelaçam na horizontal e vertical e, necessariamente, possuem ao menos 180 fios por polegada quadrada. Para ter um ambiente ainda mais aconchegante, você pode escolher por um lençol entre 200 e 400 fios, garantindo um ótimo custo-benefício e uma noite de sono relaxante!

Rami
Muito popular na Ásia Oriental, tendo a China como seu maior produtor, também é produzido em países como as Filipinas e o Brasil. Suas fibras naturais possuem alta qualidade e durabilidade, tendo como características um alto brilho, resistência a brasão e força, além de uma boa capacidade de absorção de umidade. Por se tratar de um tecido leve e fresco, é perfeito para integrar um look em dias mais quentes, proporcionando um toque delicado e aveludado. Com o rami, você pode compor seu décor com peças para mesa, como jogos americanos, guardanapos, toalhas ou trilhos.

Linho
Descoberto há mais de 2.500 anos a.C, e proveniente de uma planta herbácea, era utilizado pelos egípcios para enrolar múmias, como mensagem de pureza e luz. Em sua composição sem misturas com outros tipos de fibras, é considerado um dos mais nobres e sofisticados tecidos do mundo. Conhecido pela sua alta durabilidade, que aumenta a cada lavagem, é mais resistente que a fibra de algodão. Além de possuir grande maciez e um toque refinado, é perfeito para itens de cama e mesa – ainda mais recomendado para o uso de guardanapos, por ser um produto de grande ventilação, PH equilibrado e alta absorção de umidades, evitando assim, alergias e irritações de pele. Em gramaturas mais altas, ou seja, tecidos com uma tecelagem mais grossa, também é utilizado em almofadas e revestimentos.

Fonte: www.blog.lolahome.com.br