Informações de contato: (19) 3466.9650 | comercial@fenixfabril.com.br

Tingimento têxtil, uma arte milenar

O tingimento é uma arte milenar que antecede até mesmo aos registros escritos. As técnicas primitivas de tingimento incluíam colar plantas ao tecido ou esfregar pigmentos triturados nos panos. Mas, com o passar do tempo, o seu uso foi substituído pelo corante sintético e surgiram novas técnicas mais avançadas. Atualmente tecnologia moderna do tingimento, consiste em várias etapas, que são escolhidas de acordo com a natureza da fibra têxtil, desde a características estruturais até as condições econômicas.

O tingimento é um processo químico que consiste em modificar a cor da fibra têxtil através da aplicação de matérias coradas, por meio de uma solução ou dispersão. Neste processo ocorre uma modificação físico-químico do substrato, de forma que a luz refletida provoque uma percepção de cor.

Durante o processo de tingimento são consideradas importantes três etapas: a montagem, a fixação e o tratamento final. A fixação do corante é realizada através de reações químicas, da simples insolubilizarão do corante ou de derivados gerados que ocorre em diversas etapas durante a fase de montagem e fixação. Entretanto, todo o processo de tintura envolve como operação final uma etapa de lavagem em banhos correntes, para retirada do excesso do corante original ou corantes hidrolisados, não fixados à fibra nas etapas antecedentes.

Os artigos têxteis devem ser cuidadosamente preparados antes de iniciar o tingimento, no qual passam por um processo inicial chamado de preparação ou pré-tratamento, que tem como objetivo eliminar todas as impurezas do substrato, tais como: as ceras, as pectinas naturais, os óleos lubrificantes, as parafinas, as gomas etc.